domingo, 21 de outubro de 2007

Meditação



Escuta, pois, e presta atento ouvido,
não a som harmonioso,
mas ao ruído
que sai do fundo deste amargo peito,
tangido por delírio imperioso,

para meu gozo e para teu despeito.

(Miguel de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha)



Se o Amor
É um doce martírio
Que nos afoga na amálgama de sofrimento e ardor,
Então por que vivo a querer viver de ilusão?
A ilusão do Amor,
É como o sucumbir das mágoas de um coração,
A verdade é sedada,
Guardada ao pé da cruz.
Com a ilusão minguada de felicidade,
Vivo a buscar a face de um sorriso feliz,...

Musa do meu cantar,
Não seria mais justo neste dia,
Lembrar com apreço e ternura
Olhos que encanta e inspira
Esta pálida sinfonia?...

Talvez nunca seja minha,
Nem por isso há de desbotar
A escrita de meus versos em vã harmonia.
E caso a dúvida ainda rondar seus sentimentos em tormenta,
Neste mundo desvalido,
Urgido pelo capital e emoções de fúteis neologismos,
Procure compreender que minha verborrágica oratória
Não é apenas um recital insípido de uma só nota,
É o meu grito afônico clamando o seu nome!

Se o velho fidalgo Quixote,
Ansiava deliberadamente encontrar a sua vítrea Dulcinéia,
Por que nos passos deste cavaleiro andante,
De figura triste e coração casto, não poderei seguir?
Abençoado é aquele que não se redime
Com a avareza da alma dos malditos
E o escárnio dos tolos...
Enturvado pelo mundo,
Sua lucidez suprime a loucura mundana dos espectros,
E a sua emergente peregrinação por liberdade,
Condicionada no semblante da amada,
Converge na procurar incessante de sua razão para viver.

Não pleiteio seu nobre coração,
Com a demagogia de quem outorga
Cínicas palavras desmedidas,...
Apenas ofertá-la com minha lira,
Breves em sua consistência
Mas singularmente longa em sua sinceridade.

A cada hora partida,
A cada sutil lembrança divagando na mente,
A cada momento que o verde dos seus olhos vem a tona,
É uma saudade acrescida em meu coração!...

Quem sabe um dia,
A infelicidade de tão infeliz
Deixe de ser tristonha,...
E quem sabe ainda,
Neste dia,
Você acreditará em minhas canções,
Responderá ao meu apelo
E dirá que confia em mim!
Daí então,
Não irá pairar dúvidas:
Seremos felizes também!

Nenhum comentário: